Jesus venceu o Mal

29-06-2024

"Jesus respondeu: Eu vi Satanás cair do céu como um relâmpago. Olhai que vos dei poder de andar sobre cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo, e nada vos poderá fazer mal." (Lc 10:18-19)

Nos tempos atuais, a luta contra o mal diabólico é cada vez mais ridicularizada. Os próprios membros da Igreja Católica, entre os quais muitos bispos, estão a deixar de acreditar na existência do Demónio e do Inferno. A grande consequência disso é a carência de sacerdotes que se dediquem ao ministério do exorcismo. 

O mais impressionante nesta situação é que foi o próprio Jesus que mandou aos seus apóstolos batizar, exorcizar e espalhar o Evangelho. "Então Jesus chamou os Discípulos e deu-lhes poder para expulsar os espíritos maus e para curar qualquer espécie de doença e enfermidade." (Mt 10:1). Infelizmente, o número de pessoas que sofrem com problemas espirituais tem aumentado muito nos últimos anos devido à falta de intimidade com Deus pela oração, assim como a maior procura pelas práticas de ocultismo: bruxaria, astrologia, espiritismo, consultas de tarot, entre outras coisas.

Os bispos cometem um pecado mortal quando se recusam a dedicar ao exorcismo e a escolher certos sacerdotes para que se dediquem a esta atividade pastoral. "Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso" (Jo 12:31). É certo que nós católicos sabemos que Jesus já venceu o reino das trevas, no entanto a batalha ainda não acabou, embora tenhamos a certeza de que a luz de Deus sempre vencerá a escuridão demoníaca. "Jesus continuou a afirmar: «Eu sou a luz do mundo. Quem Me segue não andará nas trevas, mas possuirá a luz da vida»" (Jo 8:12). Por isso é que é tão importante que haja exorcistas que tragam a paz e a esperança àqueles que os procuram. 

O falecido Pe. Amorth, que foi o exorcista oficial do Vaticano, afirmou uma vez que "o demónio quer a morte da Igreja porque ela é a mãe dos santos (…), mas com a Igreja não tem nada a fazer". Ele estava bem consciente que o demónio só poder agir até onde Deus o permite, ele tem uma ação limitada. O próprio Jesus afirmou ao Apóstolo Pedro: "sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt 16:18). Como verdadeiros seguidores do Filho de Deus, não devemos ter medo algum do Mal, afinal temos Deus do nosso lado, a intercessão da Santíssima Virgem Maria, de todos os anjos e santos, os Santos Sacramentos que intensificam a Graça Santificadora nos nossos corações e, por fim, o Exorcismo, sacramental que nos liberta e faz atrair sobre nós as bênçãos e as graças do Céu. 


Seminarista Marcelo Levi

Copyright © 2024 Igreja Apostólica Católica Ortodoxa 
Todos os direitos reservados. 
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora