Visão da Vida

"Respondeu
Natanael: «Rabi, Tu és o Filho de Deus! Tu és o Rei de Israel!» Retorquiu-lhe
Jesus: «Tu crês por Eu te ter dito: 'Vi-te debaixo da figueira'? Hás de ver
coisas maiores do que estas!»" (Jo 1:49-50)
A nossa vida é como uma fotografia: uns vão olhar para ela e vão gostar, outros nem tanto. Se meditarmos neste pequeno trecho do Evangelho de São João iremos entender que Jesus convida-nos sempre a ver coisas maiores até do que aquelas que sonhamos. Atualmente, dentro da Santa Igreja, surge com muita frequência a ideia de que Deus só concede as suas bênçãos e graças aos que são santos e "perfeitos".
Veja-se o exemplo de Natanael: enquanto estava debaixo de uma figueira, foi informado por Filipe que ele e alguns companheiros tinham encontrado o Messias e a sua primeira reação foi perguntar se de Nazaré pode vir alguma coisa boa (Jo 1:46). Ainda assim, foi ver com os seus próprios olhos e Jesus tocou o seu coração com as suas palavras, mostrando que sabia tudo o que ele fazia. De seguida, diz-lhe que há de ver coisas maiores.
Jesus mostra-nos que devemos ter uma visão da vida em plenitude e perceber que Deus preocupa-se com cada um como se fosse o único ser humano neste espaço terreno. Se não fosse assim, os católicos não podiam afirmar com tanta certeza de que Deus é Pai, porque um verdadeiro pai sabe o que cada um dos seus filhos necessita para se sentir bem e alegre. Muito provavelmente foi isto que levou Natanael a dizer a Jesus que ele era o Filho de Deus e nós devemos fazer o mesmo com a vida que temos.
Cada pessoa tem um projeto de vida diferente, mas todos temos um ponto em comum, que é Jesus Cristo. Sabemos que ele é "a luz do mundo" (Jo 8:12) que traz a esperança de um futuro onde seremos eternamente felizes pela salvação divina que Ele nos proporcionou pelos seus méritos e morte na cruz. Nós somos seres débeis e precisamos da atuação do Espírito Santo no mais profundo da nossa alma e, desta forma, poderemos compreender com mais clareza que o Senhor quer abençoar a nossa vida e os nossos projetos.
Esta é a visão que Jesus nos oferece: "Eu vim para que todos tenham vida, e vida em abundância" (Jo 10:10). Note-se que Ele não promete oferecer a abundância a um grupo restrito de pessoas, mas a todos. Ainda assim, há pessoas que não querem acreditar nisto por se considerarem muito pecadoras. Realmente, o ser humano é limitado para que reconheça que Deus está acima dele, mas é preciso ter conta que Jesus convida todos os seus seguidores a serem santos como o Pai Celeste é santo, e assim conseguiremos ver coisas maiores do que aquelas que nós vimos com o nosso pensamento restrito às coisas deste mundo.
Seminarista Marcelo Levi